O que é geometria?

Por: Thalita Lopes

Amada por uns, odiada por outros, porém sabe-se que a geometria está presente em várias áreas importantíssimas muito estudadas e utilizadas pelo ser humano, principalmente na matemática, na ciência, e consequentemente na tecnologia. Assim como tudo existente, a geometria também tem sua história. Vamos conhecê-la?

O que é geometria?

A geometria

Nascida dentre teoremas, definições e a necessidade de definir a forma dos objetos no espaço e a posição em que se colocam, a geometria surgiu há muito mais tempo que se imagina, por volta do ano III a.C., e é uma sub área da matemática. A matemática, como a maioria de nós sabemos, surgiu primitivamente da necessidade de contabilizar dinheiro, animais, roupas, etc. A geometria não tem o objetivo muito distante da matemática, porém surgiu principalmente da necessidade de calcular áreas, tamanhos… e assim iniciou-se o estudo das formas geométricas (cubo, quadrado, cone, entre outros).

As variações da geometria

Você sabia que a geometria possui variações dentro de sua área? Ao todo contabilizam nove, e são elas:

Geometria Analítica: Também conhecida como ‘coordenadas geométricas’, é a parte da geometria que realiza o estudo das formas utilizando-se da Álgebra e há registros de que seus estudos iniciais foram realizados por René Descartes.

Geometria Com Complexos: Às vezes denominada como ’geometria complexa’, consiste em estudar as funções de variáveis complexas e variedades.

Geometria Descritiva: Conhecida também como ‘geometria mongeana’ ou ‘método do monge’, esta curiosa parte da geometria é a parte responsável por descrever formato, área e profundidade dos objetos, possibilitando assim a descoberta de que é possível formar uma nova forma a partir da junção de outras, uma espécie de geometria 3D.

Teve um imenso impacto na tecnologia, e foi tratada por bastante tempo como segredo de estado.

Geometria Esférica: É o estudo das formas de uma esfera, muito utilizada nas navegações.

Geometria Euclidiana: Estuda basicamente os fundamentos da geometria, como por exemplo, o velho e conhecido conceito “dado dois pontos distintos, há um segmento de reta que os une”.

Geometria Fractal: Não se aplica à geometria comum, é mais utilizada em tecnologias, computadores e a ciência. Abaixo, a imagem de um fractal.

Geometria Projetiva: Esta variação da geometria tem como objetivo o estudo da propriedades que descrevem as figuras geométricas.

Geometria Ortogonal: Já a geometria ortogonal é o tipo menos conhecido: estuda a projeção ou representação de uma determinada forma, em outra forma.

Trigonometria: Como o seu nome já sugere, é a parte da geometria que estuda APENAS triângulos.

Deixe uma resposta