Tecnologia e Internet

O que é Gerador?

O gerador é uma máquina que possui capacidade de converter alguns tipos de energia natural em energia elétrica. O primeiro gerador a ser construído foi o dínamo, que atualmente ainda é utilizado na produção de corrente contínua, que é própria para carregar baterias de automóveis.

Publicidade

A parte externa de um dínamo possui vários imãs de aço com formato de ferradura. Entre os pólos magnéticos há uma bobina feira de muitas espiras de fio de cobra isolado, que está encaixada em um eixo rotativo. Esta bobina é denominada armadura, e quando ela gira impulsionada por uma forma de energia mecânica, o imã acaba produzindo nela uma corrente elétrica, que é recebida por dispositivos denominados coletores, e então, é encaminhada para o circuito que se quiser alimentar.

A corrente gerada pode acender a uma lâmpada ou também pode carregar uma bateria de um automóvel. As casas residenciais, como também as indústrias, utilizam a energia elétrica produzida por outro tipo de gerador, que é diferente do dínamo em alguns detalhes de construção. Esses geradores fornecem correte alternada, ao invés de corrente contínua. Essa corrente pode ser modificada com bastante facilidade através de transformadores, e assim mudar também de voltagem, para transmissões a longa distância e outros usos especiais. Empregam no lugar do imã, grandes bobinas de fio de cobre para formar o campo magnético, e a armadura também é considerada uma bobina.

Publicidade

Diversos tipos de geradores possuem como fonte de energia quedas de água ou também turbinas a vapor. Os geradores experimentais vêm utilizando como fonte de energia mecânica, o calor que é produzido por energia nuclear. O calor acaba fervendo a água e a transforma então em vapor.

Os tipos de energia que um gerador pode transformar em energia elétrica, são: química, mecânica, solar, ou seja, de qualquer natureza.

Publicidade

Deixe uma resposta