Ecologia e Meio Ambiente

O que é Gérbera?

Gérbera é uma flor parecida com a margarida e o girassol e possui miolo redondo rodeado por pétalas. Ela pode ter várias cores que variam do branco ao vermelho intenso. Seu nome científico é Gerbera hybrida.

Publicidade

Tem origem na África do Sul e floresce o ano todo, principalmente no final do inverno e início da primavera.

Esta flor pode ser regada de 1 a 2 vezes por semana e deve-se ter o cuidado de não molhar demais. Deve-se regar somente para umedecer o solo, mais ainda durante o início da vida da planta e quando houver seca. Se surgi ramos, folhas ou flores mortas é importante realizar uma poda. Quando a planta é bem cuidada pode dar até 20 flores.

Publicidade

Pode ser usada em canteiros, pois não chega a ultrapassar 40 cm. Ela é fácil de ser cultivada em vasos, jardins, canteiros ou floreiras. Não exige cuidados específicos e se adapta ao clima seco.

A gérbera recebeu este nome em homenagem ao naturalista alemão Traug Gerber, que a descobriu esta flor na África do Sul.

É usada no Brasil para produção de arranjos florais, para um aniversário, casamento, namoro, eventos e várias ocasiões. As gérberas possuem aproximadamente 20 tonalidades diferentes, branco, vermelho, amarelo e laranja são algumas cores. Os paisagistas aproveitam para embelezar os jardins.

Em 1980 os japoneses desenvolveram a flor para plantar em vasos, isto ajudou na divulgação do cultivo.

Há quem diga que existe o horóscopo das flores. Ele diz que a gérbera representa a inocência. Como se trata de uma espécie exótica e cheia de variedades, tem a vida cheia de sentimentos.

Publicidade

Deixe uma resposta