Comidas e Bebidas

O que é gergelim?

Gergelim ou sésamo é uma planta com propriedades medicinais e que tem origem na Ásia e África. A semente chegou no Brasil através dos portugueses no século XVI e era cultivada nos fundos de quintais e não comercializada. É muito antiga e já existia antes de cristo e bastante utilizado na Índia, China e Japão.

Publicidade

A planta pode chegar a 2 metros de altura e suas flores são branca ou cor-de-rosa. As sementes são branca, marrom e preta. O gergelim preto é o mais rico em cálcio e deve ser consumido cru e com casca. Se utilizado em receitas também traz benefícios, pode ser usado com iogurtes, bolos, nas saladas, no arroz. Existem várias formas de usar o gergelim, como óleo, tahine, gersal e creme. O tahine é uma pasta que se obtém moendo as sementes de gergelim e o gersal é uma farofa torrando a semente lavada e seca.

O gergelim é rico em vitamina A, B1, B2, lubrifica os intestinos, ajuda as gestantes na prisão de ventre, fortalece os tendões e ossos, evita queda de cabelo. O cálcio e o ômega-3 contidos no na semente auxiliam no trato intestinal e na saciedade, contribuindo para manter ou até perder peso. Controla o colesterol evitando doenças do coração.

Publicidade

Pode ser encontrado em casas de produtos naturais e até supermercados, é muito utilizado por vegetarianos pois apresenta grande teor de proteínas, cálcio e gorduras.
Seja como for a maneira de consumir o gergelim, ele traz muitos benefícios para a saúde e incluí-lo na alimentação pode promover uma vida mais saudável.

Publicidade

Deixe uma resposta