O que é ginástica artística?

Por:

Para praticar está modalidade e necessário muito treino e força muscular.

A ginástica artística também chamada de ginástica olímpica é um esporte realizado em aparelhos ou no solo e que o atleta precisa ter força e equilíbrio.

A ginástica artística como modalidade esportiva surgiu em 1881 em escolas alemãs. Em 1896 tornou-se um esporte olímpico e em 1928 começou a ser praticada por mulheres. No inicio era só praticado por homens e atualmente as mulheres predominam neste esporte.

O que é ginástica artística?

Os exercícios para as mulheres podem ser realizados na trave que mede 10 cm de largura e 5 metros de comprimento. Também são realizados no solo e estes tem um fundo musical e as atletas exibem saltos mortais e twist. Nas barra elas saltam de uma para a outra e realizam os encarpados e os mortais. Também existe salto sobre o cavalo onde a atleta precisa ter um impulso correndo 25 metros antes de chegar ao equipamento.

Na ginástica olímpica para homens existe uma diferença no cavalo que tem 1,35 m de altura. Eles praticam barra fixa que também apresentam saltos mortais ou encarpados. Nas barras paralelas eles realizam movimentos no ar sem colocar as mãos no aparelho. Nas argolas eles devem ficar no mínimo dois segundos sem se mexer.

O atleta precisa se preparar para a prática da ginástica artística. Ele tem uma fase de treinamento intensivo e a idade para começar nesta modalidade é de doze anos. Quando o atleta completa 15 anos ele passa para o treinamento de alto nível.

Para evitar acidentes é colocado um grande números de colchões que amortecem a queda e também acompanhamento técnico para que os movimentos sejam realizados de forma adequada. Também é necessário uma orientação psicológica para enfrentar os treinos e muitas vezes a distância da família quando estão na concentração. As competições são realizadas em locais fechados, em ginásios e os estádios cobertos.

O uniforme utilizado pelos atletas é um collant de lycra, e as vezes as atletas praticam sem calçados. Já os homens usam short ou calça. Os atletas costumam passar pó de magnésio nas mãos para evitar que machuquem os dedos.

As competições oficiais são controladas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). Esta entidade tem o dever de divulgar as normas e calendários para os eventos internacionais. Outra atividade da FIG é controlar a idade dos participantes para que pré-adolescentes não participem e por este motivo acabam por prejuízos sua saúde no futuro.

Deixe uma resposta