Ecologia e Meio Ambiente

O que é ginseng?

Este fitoterápico tem origem na China e é usado há muitos anos pelos chineses.

Ginseng é uma planta que possui uma raiz carnuda e pertencente ao género Panax cm da família Araliaceae. Também é conhecido como Ginnsuu na Ásia e na China.
A palavra tem origem no termo chinês que traduzido significa “raiz de homem”, pois a raiz é semelhante com as pernas de um homem.

Publicidade

Esta planta cresce no hemisfério norte na Ásia Oriental, principalmente em climas mais frios.

Existe o ginseng siberiano que na verdade não é um ginseng verdadeiro, porém foi nomeado desta forma para poder ser vendido. A diferença é que ele possui uma raiz lenhosa.

Publicidade

Existem também a American ginseng e raízes de ginseng Asiático que podem ser tomadas por via oral. A American ginseng é encontrada em bosques ricos no leste dos Estados Unidos e na Carolina do Norte.

Esta planta traz alguns benefícios para a saúde como a diminui o estresse, o cansaço e até mesmo pode proporcionar a longevidade. Outros benefícios do ginseng são: melhora a circulação sanguínea, tem efeito calmante, estimulante sexual, ajuda na prevenção do câncer, melhora a memória, auxilia no sono.

Esta planta já é pesquisada há anos e cada vez é feita novas descobertas. Na china é usada a mais de 7 mil anos. A Panax é a espécie mais estudada. Os cientistas chineses pesquisam sobre o ginseng e comprovaram seu efeito anti-envelhecimento, pois tem a capacidade de eliminar as substâncias químicas tóxicas do organismo. Quem pratica esporte usa a planta para ter mais resistência física e energia.

O ginseng silvestre é um tipo raro, pois nascem de forma espontânea e por isso não são cultivados pelo homem.

A raiz pode ser em forma desidratada assim como as folhas de ginseng. A dose recomendada é de 5 a 10 g de ginseng por dia. Quando a planta é apresentada em forma de pó pode ser usada 1 colher de sopa junto com as principais refeições. Porém quem tem infecções renais, está grávida ou amamentação deve ser evitado o seu consumo.
Se for ingerido em excesso pode provocar diarréia, insônia e o aumento da pressão arterial.

A raiz desta planta tem o crescimento lento e só pode ser colhida depois de quatro a seis anos, quando seu teor de ginsenosídeo atinge o máximo. O Panax ginseng apresenta em sua composição panaxanos, que ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue. O ginseng pode ser branco que é a raiz desidratada e o ginseng vermelho é a razi aquecida no vapor e desidratada.

Publicidade

Deixe uma resposta