Artes e Cultura

O que é Gíria?


A Gíria é uma linguagem utilizada por determinados grupos sociais, originando para não identificação do que é dito próximo as pessoas não pertencentes a um grupo. Fazendo parte das variações linguísticas é mais utilizada por jovens, mas uma mesma pessoa pode expressar-se diferente dependendo da situação, principalmente em momentos de descontração. Até mesmo em um ambiente familiar, com os amigos, usa-se uma linguagem mais informal, mas uma reunião de trabalho necessita de formalidade, cada ocasião deve ser analisada antes do uso da linguagem.

Dizem que foi muito utilizada em navios militares para decifrar códigos e comunicação entre eles. E hoje considerada por alguns como uma segunda língua devido ao uso excessivo. Mas não deve deixar de lado o vocabulário oficial da nossa língua, é apenas uma forma rápida e criativa de utilização no momento do diálogo.

Exemplos de gíria:

* Tô bolado: estou chateado, preocupado;
* Dar um role: sair, passear;
* De boa ou na boa: tranquilo;
* Trocas ideias: conversar, falar;
* Trampo: trabalho.

Não há nenhum problema em fazer uso da gíria na língua falada, mas na escrita deve-se colocar em pratica a norma culta da língua portuguesa.

Deixe uma resposta