O que é glaucoma?

Por:

Glaucoma é uma doença que acontece nos olhos devido a alta pressão intraocular. Por este motivo provoca lesões no nervo prejudicando a visão e podendo levar à cegueira.

Este doença é causada pelo acúmulo de líquido que é o humor aquoso, este encontra-se no interior do olho. Esse acúmulo dificulta a passagem do líquido que não consegue sair do olho, então há aumento da pressão.

O que é glaucoma?

Existe o glaucoma crônico simples e o de ângulo aberto. A doença ocorre geralmente com pessoas com mais de 40 anos.

Existe um tipo de glaucoma que é congênito que afeta os recém-nascidos, mas este caso é muito raros.

No início da doença não aparecem sintomas. A pessoa só perde a visão quando a doença está bem avançada. Se não for tratado a tempo o doente fica cego. Deve-se tomar cuidado quando começa a tropeçar, bater em objetos, isto pode ser um aviso que há problemas com a visão.

O diagnóstico pode ser realizado um exame de fundo de olho. Também são realizados exames como TONOMETRIA DE APLANAÇÃO, GONIOSCOPIA e CAMPO VISUAL.

As pessoas negras tem mais possibilidade de ter o glaucoma por apresentarem pressão alta. Os portadores de diabetes também correm risco. Quem tem casos na família também deve redobrar os cuidados.

O tratamento é realizado através de colírios. Medicamentos são usadas em situações mais graves. Alguns casos são tratados e o sintomas desaparecem, porém o glaucoma crônico que não tem cura, deve-se usar os colírios sempre. Alguns casos é necessário cirurgia ou raio laser.

É importante consultar um especialista, neste caso o oftalmologista, principalmente quando a pessoa completar 35 anos. Como os remédios são caros muitos deixam de tomar, mas isto pode levar à cegueira.

Deixe uma resposta