Tecnologia e Internet

O que é glicose?

Cuidar da sua saúde nunca é demais, e o mesmo acontece com a nossa taxa de glicose. Como tudo nessa vida, a glicose ingerida em excessos pode ser maléfica, porém quando equilibrada ela pode ser uma de nossas principais fontes de energia e saúde.

Publicidade

Relação glicose x sangue

Às vezes a gente dá uma exagerada no nível de açúcar e alimentos com a presença de amido, e isso é perfeitamente normal. Mas você sabe o que significa quando alguém diz que “está com altas taxas de glicose no sangue”?

Quando você ingere alimentos ricos em amido, açúcar, ou até mesmo frutas muito doces (como a uva), você está ingerindo glicose. Isso acontece por que todas essas substâncias sofrem modificações no nosso corpo, são quebradas em diversas moléculas para facilitar sua absorção no organismo, e para facilitar ainda o trabalho do fígado, que é processar tudo isso.

Após serem enviados para o fígado, essas substâncias se transformam em glicogênio, e quando esses níveis de glicogênio estão presentes de maneira exorbitante o fígado é obrigado a trabalhar mais ainda para deixar as moléculas ainda menores, possibilitando que as mesmas sejam enviadas para a corrente sanguínea. O que acontece é que, quando esse nível de glicose já se encontra alto demais no sangue, o pâncreas entra em ação e transforma todo esse glicogênio em insulina, e se os níveis no sangue ainda assim continuarem altos, parte da glicose é transformada em gordura corporal, é justamente por isso que alimentos com excesso de açúcares, amidos, glúten e derivados são totalmente contra indicados para quem quer perder peso, ficar em dia com a balança e o espelho, exibindo boa forma.

Publicidade

O nível excedente de glicogênio durante um determinado tempo no sangue pode acabar sendo diagnosticado como diabetes.mellitus, uma doença séria que necessita ser identificada o quanto antes para melhor tratamento e amenizar as possíveis consequências da doença. É importante que as pessoas criem o hábito de fazer exames constantes para medir a taxa de glicose e a sua saúde pessoal em geral, e hoje em dia existem diversos métodos diferentes para o diagnóstico da doença. É possível realizar a coleta de sangue que pode ser feita de modo bem prático, apenas espetando a ponta do dedo indicador, assim como pode-se utilizar também de teste oral de tolerância à glicose (que também pode ser feito em gestantes), porém a maioria dos exames exige um regime da parte do paciente a ser examinado.

Alguns dos principais sintomas da diabetes

Publicidade

Deixe uma resposta