O que é Glúten?

Por: hiper

É comum nos depararmos com o seguinte texto em embalagens de farináceos e seus derivados:

O que é Glúten?

Não contém Glúten. Porém poucas pessoas sabem o que isso significa. Saiba agora o que é glúten e como ele interfere em nossas vidas.

O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, aveia, cevada e malte que danifica as vilosidades do intestino delgado prejudicando a absorção dos alimentos.

Á essa intolerância ao glúten dá-se o nome de Doença Celíaca.

A doença celíaca pode se manifestar em 3 fases – Aguda, sub-aguda ou insidiosa. Seu diagnóstico é sempre complicado, pois os sintomas podem se confundir com os de outras doenças.

A intolerância ao glúten causa má absorção dos nutrientes, por isso, os sintomas mais comuns são diarréias, flatulência, inchaço, má digestão e perda de peso.

Os pacientes com doença célica podem ainda apresentar fadiga crônica, irritabilidade, vômitos e dificuldade de concentração.

Pode surgir ainda, como conseqüência da doença, edemas, doenças do fígado, do sangue, das articulações, odontológicos e neurológicas. Como a parede intestinal fica danificada, não há absorção adequada dos alérgenos, assim exige-se mais do sistema imunológico, o que expõe o paciente a alergias múltiplas constantes.

Em crianças na fase de amamentação, a intolerância ao glúten pode ser percebida quando há dificuldade de ganho de peso ponderal e inchaço da barriga.

Para detecção da doença, o médico solicita exames de sangue e, se necessário, uma biopsia do intestino delgado para ver a atrofia das vilosidades causadas pelo glúten.

Um comentário

  1. anabela silva
    25 de outubro de 2013

    boa nt gostava qe me dessem uma resposta .. a minha filha tem 15 meses a cerca de 1 mes vomita mt tem emagrecido, diarreia e vomitos, e tem pouco apetite.. dera qe e alergica a glocose??

Deixe uma resposta