O que é Gnu?

Por:

Este a animal é considerado o boi-cavalo do continente africano.

O gnu é um mamífero ungulado, isto que dizer que é um animal cujos dedos terminam em cascos e pertence a família dos Bovidae e parente de animais como os bovinos, caprinos e antílopes. Foram vistos milhares deste animais no filme O Rei Leão, onde um rebanho de gnus mata o pai de Simba. Seu nome científico é Connochaetes taurinus.

O que é Gnu?

Eles vivem nas savanas do centro da África até o extremo sul do continente. Seu tamanho é de 1,5 m de altura e são menores que um boi e pesam 250 kg.

Estes animais se alimentam de pastos das savanas e vivem em grandes manadas. São animais pacíficos, vivem bem ao lado de antílopes e zebras.

Existem 5 espécies de gnus, Gnu-de-cookson, Gnu-do-leste ou gnu-oriental, Gnu-d’oeste ou gnu-ocidental, Gnu-azul, Gnu-de-niassa, gnu-negros.

Os gnus-negros apresentam a cor chocolate escuro ao negro, os machos são mais escuros que as fêmeas.O gnu-azul tem a barba e a crina espessa e de cor creme com as bordas superiores negras.

Eles sobrevivem a inúmeras diversidades, pois eles servem de alimento para leões, hienas, leopardos, crocodilos, guepardos. Quando se sente ameaçado ele foge ou usa seu coice o para se defender, este coice pode ser fatal. Então os predadores atacam os filhotes e os mais velhos por serem mais frágeis e não conseguem escapar.

Este animal se reproduz uma vez por ano e nasce um filhote por vez. A gestação dura aproximadamente dura cerca de 260 dias. Em pouco tempo o filhote já está apto a andar e correr para fugir de seu predador. Este animal vive em média 20 anos, apesar de tantos desafias e até mesmo a guerra que ocorreu durante anos em sua área de sobrevivência conseguiu acabar com a espécie.

Também é considerado o animal mais veloz do mundo podendo atingir uma velocidade máxima de 80 Km/h.

Deixe uma resposta