O que é Google Chrome?

Por: Adriano Barreto

Conheça mais sobre o navegador da Google.

O Google Chrome é uma navegador desenvolvido pela empresa de mesmo nome, a Google. Ele foi lançado com a ideia de revolucionar o mercado e ser um navegador bem diferenciado dos seus concorrentes. Durante muito tempo, o Internet Explorer, browser da Microsoft, dominou o mercado, principalmente pelo fato deste vir integrado ao Sistema Operacional. Hoje em dia, muitos são os concorrentes da Microsoft, como o Mozilla Firefox e o próprio Chrome.

O que é Google Chrome?

Abordagem minimalista

O Google Chrome foi lançado com a premissa de ser um browser minimalista, o que significa que ele possui uma aparência muito simples, sem grandes diferenciais no que se refere ao design. Assim como já ocorre com o próprio mecanismo de busca da Google, que possui apenas um logotipo e um campo para pesquisa, mas com recursos muito desenvolvidos.

Características

A primeira característica do Chrome é a navegação por abas. Este recurso já havia sido criado pelo Firefox e hoje, até mesmo o Internet Explorer já conta com este recurso. Porém, a grande novidade foi o fato de que ao abrir uma nova aba, uma miniatura dos sites mais acessados é exibida.

Outra característica é com relação a algo muito comum de ocorrer com os aplicativos de computador: o travamento. A novidade foi que ao travar o navegador, apenas a guia aberta é que fica travada, o resto fica funcionando normalmente, bastando encerrar aquela guia que deu problema.

A busca diretamente pela barra de endereços foi uma grande novidade lançada pelo Chrome. Enquanto em outros browser, você tem que acessar o site www.google.com para só então efetuar a sua busca, no Chrome basta você digitar o que quer pesquisar diretamente no local da URL da página, que a sua busca será exibida diretamente.

A velocidade e a estabilidade também são características desse browser. E esta é justamente uma das maiores críticas do navegador da Microsoft. O Chrome é muito rápido, além de muito estável, já que dificilmente ele trava por completo.

A grande crítica ao Chrome no momento de lançamento foi com relação a comparação com o Mozilla Firefox no que se refere ao uso de plugins. Quando lançado, o Chrome não tinha plugins que adicionasse novos recursos ao navegador, porém com o tempo e com a grande insistência por parte dos usuários, isso já foi solucionado e hoje já existe este recurso no Chrome.

Como última característica, mas talvez a mais importante é com relação ao preço. Para concorrer com um browser que vem integrado ao sistema Windows, o navegador precisa ter um custo zero e foi isso que a Google disponibilizou.

Deixe uma resposta