Comidas e Bebidas

O que é gordura trans?

Muitos sabemos que diversos alimentos ao longo dos últimos anos sofreram mudanças radicais em sua matéria prima, de forma que é comum vermos rótulos indicando que o produto não possui gordura trans. Entretanto, poucos tem reais conhecimentos do que é gordura trans e seus riscos a saúde.

Publicidade

A gordura transgênica nada mais é do que o nome dado a toda gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial.Para aqueles que pensavam que a gordura trans esta presente apenas em alimentos industrializados, até mesmo o leite e a carne a possuem, mas em uma quantidade muito inferior.

A gordura trans é formada a partir de um processo de hidrogenação artificial feito nas indústrias, de forma a conservar melhor os alimentos e deixa-los ainda mais saborosos para o consumidor. Entretanto, esta gordura segundo estudos é aquela considerada a maior responsável para a formação de placas nas artérias – e para o aumento da pressão arterial e dos riscos de infarto ou derrames.

Publicidade

Desde o ano de 2006, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária obrigou todos os fabricantes a indicar no rótulo a quantidade de gordura trans contida nos alimentos, de um forma a deixar o consumidor alerta, especialmente aqueles que regulam sua alimentação e se preocupam com dietas para melhor regular o seu peso.

Um dos principais riscos vem do fato que a gordura trans não é sintetisada pelo nosso organismo, o que já deixa claro que esta sequer deveria ser consumida. Entretanto, Ministério da Saúde determinou que é aceitável consumir até 2g da gordura por dia, o que equivale a quatro biscoitos recheados.

Com essas informações, procure ficar sempre atento aos rótulos dos seus produtos favoritos, especialmente biscoitos recheados e pipocas e confira se ele esta completamente livre de gordura transgencia, de forma a manter uma alimentação mais saudável para você e seus familiares.

Publicidade

Deixe uma resposta