Notícias e Atualidades

O que é governança corporativa?

Costuma ser a melhor amiga de grandes empresários (as), ou até mesmo por quem almeja ser um (a). Desde o momento em que se adquire o espaço onde funcionará o estabelecimento comercial até o momento em que se faz necessária a regulamentação do CNPJ, a dupla administrador de empresas + governança corporativa se faz presente. Você também quer abrir seu negócio, ouviu falar da tal governança porém não sabe do que se trata? Confira no post abaixo!

Publicidade

Fundamentos e conceitos da governança

Falando a grosso modo, a governança corporativa consiste no conjunto de leis, processos, burocracias, estatutos, a forma que a empresa é administrada e até mesmo políticas que regem ou possam interferir de maneira direta na maneira de fundar e dirigir um negócio. A governança tem, como um de seus principais objetivos, maximizar os ganhos do dono do negócio, dos patrocinadores e sócios, e visa diversos modos e estratégias para maximizar esses ganhos, tanto monetariamente falando como no tempo produtivo dos colaboradores da empresa.

Publicidade

Apesar de parecer super eficiente, nem sempre a governança corporativa pode ter esse efeito satisfatório para ambas as partes e para os poderes legislativo, executivo e judiciário, já que não há oficialmente a maneira ideal de se pôr em prática a governança e inclusive muitos processos trabalhistas surgem de estratégias de governança corporativa mal feitas. Uma das maiores preocupações e objetivos na governança deve ser prezar sempre a igualdade entre os colaboradores, independente de gênero, raça, idade, entre outros.

Com o crescimento significativo do pensamento politicamente correto na sociedade e até nas redes sociais, a governança bem feita e idealizada dentro desses padrões anti-discriminatórios pode atrair o maior número possível de sócios e patrocinadores, ao mesmo tempo que se for feita com base em preconceito e desigualdade (seja com colaboradores tatuados, seja com colaboradoras em potencial que tem filhos, entre tantos outros), pode causar uma campanha totalmente negativa para a empresa, espantando assim os acionistas e a possibilidade do surgimento do melhor tipo de propaganda que existe: o boca-a-boca.

Montando a melhor estratégia

A melhor empresa com a governança ideal precisa ter o melhores consultores e administradores. Invista em cursos para seus colaboradores em potencial, se faça presente em congressos, procure pelos melhores contadores… às vezes a mão de obra e investimento podem ficar um pouco mais caros, porém a recompensa a longo prazo é muito maior. Profissionais capacitados e bem treinados geram muito mais benefícios para você e sua empresa, mesmo sem deixar o campo monetário de lado.

 

 

Publicidade

Deixe uma resposta