O que é GPS?

Por:

Este sistema de localização é o mais usado no mundo e facilita a vida do motorista.

GPS ou Sistema de Posicionamento Global em português é um sistema eletrônico formado por 24 satélites e que permite localizar qualquer lugar na Terra.

Antes do GPS só existia a bússola. Então em 1960 surgiu o GPS e usado para um projeto militar dos EUA conhecido como “NAVSTAR”, mas também foi usado na área civil para aviação. Somente em 1995 ficou completo e seu custo foi de 10 bilhões de dólares.

O que é GPS?

Através do GPS é possível encontrar qualquer ponto no planeta e seu erro é de apenas 1 metro.

O GPS funciona através de 24 satélites que emitem uma frequência para receptores. Eles dão uma volta na terra a cada 12 horas.

Cada satélite emite um sinal que contém o código CA (geral), o código P (de precisão) e uma informação de status (dia, hora, mês) estes sinais são enviados ao receptor.

Os satélites são movidos a luz solar e pesam em torno de 4 mil libras e circulam por 19.300 quilômetros. O receptor GPS é localiza 4 ou mais desses satélites e determina a distância para cada um e usa um processo chamado de trilateração. Neste caso os satélites mais próximos enviam sinais de rádio e determina a distância entre o receptor e o satélite.

Este equipamento custa em torno de R$ 200,00 e além de ser usado em automóveis, pode ser usado em viagens alto-mar, expedições em áreas remotas, e também na aviação.

Também são bem utilizados por agrimensores, guardas florestais, geólogos, arqueólogos, bombeiros e até mesmo por balonistas, pescadores, ecoturistas e aventureiros.

Na agricultura o GPS tem uma grande utilidade quando usado em máquina agrícola. O equipamento consegue armazenar dados sobre a produtividade e até mesmo sobre a aplicação de fertilizantes.

O GPS pode ter a facilidade de mostrar o mapa em 3D, auxiliando na localização quando mostra monumentos e prédios que servem como ponto de referência. Outra facilidade é o alerta de radares que evitam as multas lembrando da velocidade limite.

Também pode apresentar as funções como televisão, tocador multimídia e álbum de fotos que distraem a família que viaja junto.

Para que o sistema seja moderno novos satélites são lançados para substituir os novos e assim melhorar a tecnologia.

Existe um equipamento que pode substituir o GPS é o Galileo que é desenvolvido pela União Europeia e previsto para lançamento em 2014. Ele está sendo estudado mais para fins civis e para operações de resgate.

Deixe uma resposta