Artes e Cultura

O que é Grafite?


O Grafite é uma forma de mostrar artisticamente manifestações em paredes e muros públicos. Inclusive possuem relatos de que existem desde o Império Romano. Com surgimento contemporâneo na década de 70 nos Estados Unidos (Nova Iorque).

Posteriormente surge em São Paulo por Alex Vallauri. Que após seus conhecimentos adquiridos nos estudos de Comunicação Visual e Artes Gráficas desenvolveu várias pinturas pelos muros da cidade, com destaque: “A Rainha do Frango Assado”, que foi apresentada no ano de 1985 em 18ª Bienal Internacional de São Paulo e ainda é encontrada em vários muros de cidades diversas, pintadas em homenagem ao precursor.

Foi, e é sempre incrementado toque brasileiro ao grafite, fazendo-o destacar atualmente entre os melhores do mundo. Uma arte também ligada ao Hip Hop, uma vez que seus grupos consideram o grafite transmissor a opressão que o homem vive, enfatizando pessoas e até mesmo comunidades menos favorecidas, refletindo suas realidades nos muros na cidade. É preciso saber, separar e valorizar o grafite dos atos de vandalismo.

Os Grafiteiros têm sido procurados para participação em projetos sociais e até para realização de trabalhos personalizados.

Confirmando que se trata de pura arte!

6 Comentários

Deixe uma resposta