Curiosidades

O que é Grammy Latino?

Grammy Latino ou Latin Grammy Awards é uma premiação para as melhores músicas latina levando em consideração talento e criatividade. Esta premiação foi criada em 2000 através da Academia Latina de Artes e Ciências Discográficas dos Estados Unidos. É parecido com o Grammy latino-americano.

Publicidade

A premiação foi transmitida ao vivo pela CBS na língua espanhola e no horário nobre. Até 2000 o Brasil era premiado no Grammy como Melhor Álbum de Música Mundo Clássica e Melhor Àlbum de Música Mundo Contemporanêa. Os outros artistas latinos recebiam prêmios por Melhor Àlbum Latino. A música movimenta a indústria gravadora nos EUA e isto gera US$ 12 bilhões.

A organizadora do GRAMMY é a Recording Academy que foi fundada em 1957 e formada por cantores, compositores, produtores, diretores de arte e engenheiros.

Publicidade

A Academia também trabalha com questões legais além de dar assistência na recuperação de pessoas da indústria musical.

Em 2000, 2001 e 2002 foi realizado na Califórnia, em 2003 na Flórida, em 2006 em Nova Iorque e em 2008 foi realizado aqui no Brasil, em são Paulo.

Este ano o Grammy está completando a 55º edição. Os brasileiros concorrem com o melhor álbum, os artistas participantes são Chico Buarque, Ivete Sangalo, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Outras categorias que participam são melhor canção alternativa, cantor/compositor, jazz latino, álbum instrumental, música clássica, composição clássica contemporânea entre outras.

O Grammy Latino de Canção do Ano começou em 2000. Quem recebe o prêmio são os compositores que concorrem com uma canção contendo cinqüenta por cento da letra em espanhol ou portugues e inédita. Alejandro Sanz já ganhou quatro prêmios nesta categoria e Juanes ganhou duas vezes.

Em 2012 a cantora Aline Barros venceu o Grammy Latino com a categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa”. Ela participou através do CD Aline Barros & Cia 3, em Las Vegas.

Publicidade

Deixe uma resposta