Comportamento

O que é Gravidez Psicológica?

Também conhecida como pseudogravidez ou gravidez falsa, a Gravidez Psicológica nada mais é do que uma mulher não grávida estar com sintomas de gravidez, sendo eles: enjôos; náuseas; mamas sensíveis; ganho de peso; pausa no ciclo menstrual; a barriga da mulher também aumenta de tamanho; em seu psicológico ela realmente acredita que está esperando um bebê, ou seja, todos os sintomas existentes em uma gravidez verdadeira.

Publicidade

A gravidez psicológica acontece na maioria das vezes devido ao grande desejo da mulher engravidar ou também ao receio de que isso aconteça, devido a esses fatores, a pessoa acaba então fantasiando uma situação que na realidade não existe.

Depois de diagnosticado essa pseudogravidez a maioria das mulheres irá aos poucos perceber que devido ao seu inconsciente é que iniciou o processo de apresentação de sintomas de gravidez.Porém em certas mulheres é necessário fazer o uso de hormônios para que o corpo diminua a produção de prolactina que é responsável pela interrupção da menstruação e também responsável pela lactação da mulher.

Publicidade

Em alguns casos é um tanto quanto difícil convencer a paciente de que sua gestação é inexistente, ou seja, que ela na realidade está passando por uma gravidez psicológica. Nesses casos é necessário iniciar um tratamento psicológico além do tratamento hormonal, esse tratamento psicológico é a longo prazo, onde aos poucos o psicólogo irá mostrar a mulher o porque dessa gravidez psicológica, porém tudo deve ser feito com muita cautela, sem causar choque a paciente, e sim mostrando aos poucos a realidade. Deve-se inicialmente realizar um exame de sangue para comprovar a inexistência da gravidez e também realizar ecografias para que a mulher aos poucos vá entendendo tudo que está acontecendo e que perceba que tudo é psicológico, que devido a suas fantasias e desejos seu corpo e seu psicológico iniciaram um processo de mudanças no corpo e em seus hormônios.

Publicidade

Deixe uma resposta