Comidas e Bebidas

O que é graviola?

Graviola é uma fruta de sabor levemente azedo e rica em nutrientes como cálcio, fósforo e vitaminas. Cerca de 100 gramas de graviola fornecem em média 60 calorias. Seu sabor é muito parecido com a mistura de morango e abacaxi.

Publicidade

A graviola ou pinha na Guiné-Bissau (Annona muricata) tem origem nas Antilhas. No Brasil aparece na Amazônia sendo cultivada principalmente nos Estados do Nordeste.

O melhor clima para cultivo é lugares úmidos e baixa altitude. As covas para plantar devem ter 60 x 60 x 60 centímetros abertas 30 dias antes do plantio da graviola. A planta pode demorar de 4 a 5 anos para produzir.

Publicidade

Para um bom resultado deve-se colher a fruta quando a cor da casca for verde-escuro para o verde-claro. O melhor é plantar em época de chuvas, isto reduz o custo com irrigação.

O Instituto de Ciências e saúde dos Estados Unidos, pesquisa deste 1996 formas de tratamento do câncer. E segundo testes de laboratório o benefício foi comprovado.

Pode ser aproveitada as folhas, as flores, os brotos, os frutos. É diurético, anti-inflamatório, anti-reumático e possui vitamina B1, B2 e C, previne os vermes, reduz a insônia e a diabetes. Ajuda também na prisão de ventre e distúrbios do fígado. Não é muito boa para pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, pois é ácida.
É uma árvore que pode atingir cerca de 6 metros de altura, tem folhas verdes e flores amareladas. A graviola tem sementes pretas com polpa branca.
Na Bahia é chamada de curaçau e ata-de-lima ou jaca-de-pobre em Camamu. Na África é conhecida como sap-sap.

Publicidade

Deixe uma resposta