Tecnologia e Internet

O que é GSM?

Saiba como funciona esta rede de telefonia celular.

GSM significa Global System for Mobile Communications ou em português Sistema Global para Comunicações Móveis e é um sistema utilizado pela grande maioria dos telefones móveis no mundo inteiro, sendo estimado que 80% dos telefones celulares utilizem este tipo de rede. A grande diferença do GSM para seu principal concorrente, o CDMA, é que o primeiro utiliza um chip chamado de SIM Card, enquanto que para seu concorrente isso não é necessário.

Publicidade

Função de GSM

A função do GSM é fornecer acesso de telefonia celular. Esta tecnologia emprega tanto canais de voz, quanto canais de dados. Isso significa que o GSM está apto a trabalhar com sistemas 2G, 3G e já está preparado para inserção da quarta geração.

Com isso, é possível não só conversar com pessoas de qualquer lugar do mundo, mas também enviar mensagens, fotos ou qualquer tipo de arquivo de forma praticamente instantânea. O GSM foi o grande responsável pela revolução da telefonia móvel em 1990, com a possibilidade de envio de mensagens de texto.

Publicidade

Origem

A rede GSM começa sua história na década de 80, quando surgem inúmeros sistemas de telefonia móvel na Europa, porém, sistemas estes incompatíveis entre si, o que acabava não sendo de grande utilidade, pois a ideia da telefonia móvel é ter uma forma única de comunicação, para que seja possível conversar com qualquer pessoa, independente do sistema que utilize.

Então em 1982 uma comissão é criada na Europa com o objetivo de padronizar estes sistemas. Após isso, este padrão se expandiu ao redor do mundo.

SIM Cards

Para funcionar na rede GSM, um telefone celular precisa ter um chip, que armazena as informações sobre o telefone, como o número e a operadora dele, além da possibilidade de armazenar a agenda telefônica no mesmo. Com isso, ao trocar de celular, você terá todas as suas informações mantidas.

Cada operadora tem um SIM Card próprio, dessa forma, ao você ligar seu celular, automaticamente o chip inicia a busca pela rede daquela operadora.

A frequência

A rede GSM está habilitada a trabalhar nas seguintes faixas de frequência: 850MHz, 900MHz, 1800MHz e 1900MHz. Essa diferenciação se deve pela quantidade de celulares existentes, de forma que não haja interferência na comunicação. Essas frequências são divididas por países. Nos Estados Unidos, a frequência utilizada é 850 e 1900MhZ, enquanto no Brasil se utiliza redes de 900 e 1800Mhz.

Os dispositivos podem funcionar com mais de uma frequência. São os chamados quadri-band, tri-band ou dual band.

Publicidade

Deixe uma resposta