Saúde e Bem Estar

O que é Hanseníase?

Hanseníase é uma doença infecto contagiosa causada por um micróbio denominado Bacilo de Hansen, antigamente conhecida como Lepra a hanseníase atualmente tem cura.

Publicidade

A hanseníase é transmitida através das vias orais por uma pessoa que está contaminada para outra que não está contaminada, podendo atingir qualquer pessoa em qualquer idade. Nem todos os que estão contagiados pela doença a transmitem, quando se inicia o tratamento o paciente deixa de transmitir, aqueles que não se tratam e continuam passando a doença a diante são chamados de multibacilares.

Os principais sintomas são manchas na pele de coloração branca ou rosada com perda de sensibilidade, muitas vezes com dormência e em certos casos pode ocorrer também a falta de força muscular. Para saber se as manchas existentes no corpo são provenientes da hanseníase é simples, basta encostar, apalpar ou apertar sem que a pessoa veja em uma região de suspeita e em outra região aparentemente normal, se o paciente notar diferença do toque nos dois locais, ou falta de sensibilidade em algum deles é bem provável que se trate de hanseníase.

Publicidade

Para aqueles que já foram diagnosticados pela doença é importante saber que o governo disponibiliza gratuitamente o tratamento que é chamado de poliquimioterapia (PQT), onde se faz o uso de dois ou três medicamentos durante um período de até seis meses, porém tudo depende do estágio da doença e do paciente, muitas vezes a quantidade de remédios e a duração do tratamento podem ser maiores ou menos há seis meses.

Publicidade

Deixe uma resposta