Notícias e Atualidades

O que é Headhunter?

O nome Headhunter tem uma origem inglesa, para que fique mais claro podemos usar uma figura de linguagem, trata-se de um “caçador de talentos”. Sua função é buscar candidatos no mercado com os melhores perfis para ocupar cargos de alto escalão, geralmente são as empresas de grande porte que contratam este tipo de profissional, pois sua função é diferente de uma agência de empregos comum.

Publicidade

Este profissional vai além de uma simples busca de candidatos. Na reunião de briefing lhe é passada as características e necessidades da empresa contratante, e só assim, o profissional inicia sua procura por candidatos dentro do mercado de trabalho. Uma tarefa que pode ser sigilosa ou não. Porém rápida. E devido a uma visão ampla que o profissional tem do mercado, busca fortes candidatos, realizando antes uma pré-seleção e só assim encaminha para empresa, acompanhando até a total finalização do processo.

Porém é importante que o candidato também se atente aos contatos de pessoas que se diz ser um headhunter. Candidatos não devem pagar taxas para participação em processo seletivo, e sequer para garantia de melhores cargos. O profissional recebe por seu serviço sim, mas é algo já acordado com a contratante. O candidato só paga se contratar consultoria especializada em gestão e transição de carreira.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta