O que é Hibridação?

Por: Ananda Manica

Hibridaçãoé o cruzamento entre indivíduos de espécies diferentes, ou seja, que possuem constituições genéticas distintas, resultando em um organismo híbrido. Este organismo híbrido apresenta certas características que correspondem a combinação as características de seus genitores.

O que é Hibridação?

O fenômeno da hibridação ocorre de forma totalmente espontânea na natureza, porém pode também ser realizado experimentalmente pelo homem.A hibridação natural se dá totalmente ao acaso. Ela possui grande importância na evolução, e é mais freqüente entre os vegetais. Heterose é a denominação que se dá a produção artificial, de descendentes híbridos com as melhores características de seus pais, o que implica em um maior rendimento econômico. Um exemplo prático disso são os porcos híbridos, que produzem mais toicinho e um presunto muito melhor que os não híbridos. Pelo cruzamento de espécies de perus e galináceos, obtém os perus híbridos, que são muito mais apreciados do que os grandes perus puros porque contem maior quantidade de carne no peito, no que também diferem dos galináceos puros.

É importante salientar, que cada gene fica situado em um determinado local ao longo dos cromossomos, e esses genes ocorrem sempre aos pares, e cada genitor contribui com um gene para a formação de um novo par de genes. É dessa forma que se explica a herança genética de algumas características de ambos os genitores, verificada em todos os indivíduos, sendo animais ou vegetais. E quando ocorre em laboratório a hibridação, esses genes são escolhidos, ou seja, selecionam-se os melhores de cada genitor para formar um novo indivíduo que possua as melhores características de cada um.

É também necessário salientar, que cada ser híbrido, sendo ele animal ou vegetal, é geralmente estéril, ou seja, não é capaz de produzir descendentes. Um exemplo conhecido por todos é a mula, ela é descendente do cruzamento de um asno com uma água, que são animais de espécies diferentes.

Deixe uma resposta