Curiosidades

O que é hidroavião?

O hidroavião é um tipo de avião que é utilizado na água. O hidroavião possuí flutuadores no lugar das rodas.

O hidroavião surgiu em 1876 trazido pelo francês Alphonse Penaut. Foi Henri Fabre que realizou o primeiro vôo de hidroavião na França em 1910. Nas décadas de 20 e 30 alguns países construíram hidroaviões para uso civil e militar.

Publicidade

Os hidroaviões foram usados na primeira e segunda Guerras Mundiais e utilizados para reconhecimento marítimo e luta anti-submarina. Também foram usados para missões de reconhecimento, salvamento e ataque.

A aerodinâmica do hidroavião é parecido com os aviões comuns, somente as asas, o leme horizontal e o motor ficam longe dos respingos da águas. Para o pouso é necessário ter flutualidade e estabilidade, resistência e leveza. O casco foi feito para que consiga planar como uma lancha e em seguida atingir a velocidade de vôo.

Publicidade

No Canadá ele é o meio de transporte rápido e mais eficiência atuando como táxi, cargueiro, ambulância e avião-tanque e ajudam a combater ao fogo florestal.

Existem dois tipos de hidroaviões com flutuadores e os com fuselagem. Existem hidroaviões que posseum dois flutuadores e os mais antigos possuem um único grande flutuador. Nos hidroaviões com fuselagem tem a forma do casco de embarcação, possuindo flutuadores menores nas asas para dar estabilidade, estes também são chamados de “flying boats”.

O hidroavião Jahú foi primeiro avião a atravessar o Atlântico e quem pilotava era um brasileiro. Este hidroavião foi produzido na Itália na década de 20. Em 2006 ele foi restaurado pela empresa Helipark onde envolveu muitos profissionais apaixonados pela aviação. Até está data ele ficava no Museu da Aeronáutica da Fundação Santos Dumont, no Parque do Ibirapuera.

Publicidade

Deixe uma resposta