O que é Hidrogênio?

Por: Ananda Manica

O hidrogênio é um elemento gasoso, de número 1, seu peso atômico é 1, 0080 e o seu símbolo é H. É um gás inodoro, incolor e insípido. É o mais leve de todos os elementos químicos, seu átomo é composto de um só próton e também de um só elétron, que gira vertiginosamente ao redor do próton. É, portanto, o átomo mais simples.

O que é Hidrogênio?

O Deutério, isótopo do Hidrogênio, possui o núcleo composto de um próton e um nêutron, e o seu peso atômico é duas vezes maior que o do hidrogênio comum. No trício, um segundo isótopo, o núcleo contém um próton e dois nêutrons, devido a isso o seu peso é três vezes maior que o hidrogênio.

O sol e as estrelas são formados, principalmente por hidrogênio e por hélio. Na terra dificilmente se encontra o hidrogênio isolado, de modo geral, ele está sempre combinado com outros elementos. O corpo humano, assim como o de outros animais e também das plantas e dos minerais, possui em sua composição o hidrogênio. Substâncias químicas denominadas ácidas e bases também o possuem. Em soluções acida, aparece sob forma de íon hidrogênio e, nas alcalinas forma o oxidrilo.

O hidrogênio não se combina com tantos elementos, com o oxigênio, e reage mais rapidamente a substâncias que não são metais. A sua combinação mais importante e abundante na natureza se processa com o oxigênio, e produz a água. Quando estes dois elementos se juntam, o oxigênio e o hidrogênio, e a mistura e inflamada, acaba ocorrendo uma explosão, onde se opera uma combinação, cujo resultado final é a água. Ao contrário do oxigênio, o hidrogênio não mantém a vida, mas também não provoca efeitos danosos diretos, quando respirado. O oxigênio é obtido facilmente através da eletrólise da água, que é decomposta pela corrente elétrica nos seus dois elementos: hidrogênio e oxigênio.

Deixe uma resposta