Ecologia e Meio Ambiente

O que é hidroponia?

Com o aumento da oferta de produtos hidropônicos torna-se importante entender mais sobre essa técnica e quais os benefícios de adquirir os alimentos provenientes deste tipo de cultivo.

Publicidade

O princípio da hidroponia é proporcionar alimentos livre de agrotóxicos, saudáveis e livres de qualquer tipo de contaminação. O cultivo de plantas, frutas, verduras e legumes de forma hidropônica se dá através do cultivo dos mesmos sem o contato com o solo, somente com água e com os nutrientes que cada tipo de alimento necessita e sol. Os produtos hidropônicos mais comuns nas gôndolas de mercado são o tomate e a alface, mas também podemos encontrar uma vasta gama de produtos concebidos desta maneira em lojas especializadas: pepino, abobrinha, morango, brócolis, pimentão, salsa, melão, abobrinha e plantas, no geral.

A opção de adquirir um alimento hidropônico reflete tanto no conceito de uma alimentação mais saudável, como na idéia de um meio ambiente livre de poluentes e agrotóxicos no ar, nos rios e no solo.

Publicidade

Há algum tempo era comum associar alimentos cultivamos com a técnica de hidroponia a alimentos caros. Como a técnica vem sendo disseminada, os custos para se ter uma produção hidropônica vem diminuindo e esses produtos estão se tornando cada vez mais acessíveis. A diferença é de apenas alguns centavos e vale muito à pena fazer esse investimento pensando numa qualidade de vida e alimentação melhores. Também é comum algumas pessoas confundirem alimentos hidropônicos com alimentos orgânicos, sendo que esses últimos são cultivados na terra, mas sem o uso de nenhum agrotóxico.

Uma das principais vantagens do produto hidropônico é que ele dura muito mais tempo na geladeira e também fora dela. Com o aumento de pessoas que moram sozinhas nas grandes cidades, a hidroponia vem pra motivar a parcela desta população que deseja uma alimentação mais saudável, mas que fica receosa de comprar frutas, verduras e legumes comuns por saber que estes estragam rapidamente, causando desperdício. Além disto, todo produto hidropônico é vendido embalado, garantindo a higiene do mesmo.

Para o produtor, a hidroponia também é uma grande vantagem, pois o ambiente do trabalho é muito mais limpo e a produção segue uma escala maior é maior do que no plantio comum. Além disto, por ser uma plantação protegida, consegue-se produzir o ano todo, sem problemas, aumentando a produtividade em relação ao solo em 30%. Para o novo produtor, o retorno de investimento costuma ocorrer num prazo de 6 a 8 meses.

Publicidade

Deixe uma resposta