Saúde e Bem Estar

O que é Hipertensão?

Hipertensão é uma doença onde há uma pressão do coração sobre as artérias. A maioria das pessoas nem sabem que estão com a pressão alta, só descobrem quando verificam em algum exame de rotina. É muito perigoso, pois compromete o coração, rins, cérebro e olhos. Por isso é tão importante a prevenção.

Publicidade

Para adultos é aceito como normal uma pressão máxima de até 140 e uma pressão mínima de até 90 mmHg (14 por 9). Quando a pressão passa deste máximo as artérias ficam apertadas e dificultam a passagem do sangue, então o coração precisa fazer uma grande pressão.

Geralmente a pessoa que tem a doença não apresenta sintomas, mas pode sentir dor de cabeça, sangramento nasal, tonturas e zumbidos no ouvido. Também pode ter palpitação, falta de ar., dor no peito.

Publicidade

A hipertensão pode ser causada por problemas endócrinos e renais, gravidez, uso frequente de alguns medicamentos como anticoncepcionais, descongestionantes nasais, antidepressivos, uso do cigarro e álcool. Outro fator agravante é que ocorre mais com a raça negra, entre homens com até 50 anos e mulheres acima de 50 anos.
O diagnóstico é feito medindo a pressão arterial em hospitais, ambulatórios e consultórios. Antes de medir a pressão é necessário um repouso de 15 minutos, a bexiga deve estar vazia, se foi consumido álcool ou café esperar 30 minutos, não falar durante a verificação.

Deve-se ter muito cuidado com a pressão alta, pois o coração do doente faz muito esforço para bombear o sangue e então corre o risco de ter insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

Para evitar a hipertensão ou que ela se agrave é necessário fazer uma dieta com pouco sal e sem gordura, deixar de fumar, ingerir menos álcool, fazer exercícios, controlar o peso e o diabetes, isto vai manter a pressão controlada. Com a avaliação do médico, alguns pacientes precisam tomar medicamentos.

Publicidade

Deixe uma resposta