O que é hipismo?

Por:

Hipismo é um esporte praticado por um homem e seu cavalo. É um esporte que tem elegância e surgiu do costume de nobres europeus, que praticavam a caça à raposa. Os cavalos saltavam troncos, riachos e obstáculos.

O que é hipismo?

No século XX surgiram as primeiras pistas com obstáculos para a prática de saltos. Em 1883, nos Estados Unidos, começaram as regras usadas no esporte de hoje. Nas Olimpíadas de 1912 em Estocolmo, Suécia os Jogos Olímpicos Modernos foram incluídos. Atualmente, os cavaleiros mantém o corpo inclinado para a frente e acompanham a direção do animal.

A primeira competição de hipismo no Brasil foi em abril de 1641. Foi realizada por Maurício de Nassau, em Recife (Pernambuco) e estavam presentes cavaleiros holandeses, franceses e brasileiros.

Em 1911, surgiram os primeiros clubes hípicos do país: a Hípica Paulista (SP) e o Clube Esportivo de Equitação do Rio de Janeiro.

Nas Olimpíadas ocorrem as seguintes provas: adestramento, saltos e concurso completo de equitação (individual e em equipe). Saltos é a categoria mais conhecida e o vencedor é quem percorrer um trajeto determinado no menor tempo possível e derrubar menos obstáculos. O cavaleiro precisa superar de 12 a 15 obstáculos na pista de 700 m a 900 m.

No Adestramento é realizado alguns movimentos que são considerados obrigatórios em um tempo determinado. Para avaliar existem cinco juizes que dão notas de zero a dez.
O Brasil ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Atenas (2004) com a presença do cavaleiro Rodrigo Pessoa. Nas Copas do Mundo de 1998, 1999 e 2000, Rodrigo Pessoa também conquistou o título mundial na prova de saltos.

Existe um único animal com três medalhas de ouro que é a égua Halla, campeã em 1956, na Suécia, e por equipes em 1960, na Itália.

Deixe uma resposta