O que é hipnose?

Por:

Esta técnica está sendo utilizada nos meios terapêuticos.

Hipnose é um estado de concentração provocado através de palavras. É a alteração ou modificação da consciência acompanhado a um estado de relaxamento mental e corporal. A palavra hipnose tem origem grega e quer dizer hypnos (sonho).

Para realizar uma sessão de hipnose deve-se ter confiança no hipnólogo que deve ter ética e moral. O procedimento começa através da concentração em ponto fixo e no relaxamento corporal. Esta primeira fase é chamada de transe ligeiro, é quando o corpo fica pesado. A pessoa ouve a voz do hipnólogo e responde as perguntas.

O que é hipnose?

O transe leve pode ser comparada com situações do cotidiano quando a pessoa esta totalmente concentrada na leitura de um livro ou assistindo um filme ou até mesmo quando faz algo automaticamente.

Esta técnica provoca fenômenos como regressão de idade, hipermnésia que serve para lembrar momentos do passado, amnésia para esquecer lembranças do passado, anestesia e orientação para futuro.

Se for necessário é utilizado a transe aprofundada que é chamada de sonambulismo, neste estágio a pessoa pode viver algumas experiências que parecem reais.

A hipnose se baseia nos quatro níveis de consciência: Alfa que é quando a pessoa está relaxada e sua atividade cerebral é baixa, beta que é o momento que o indivíduo está bem desperto e alerta, o teta onde há um aprofundando do relaxamento e está quase no ponto do sono, e então o sono profundo que é delta.

A hipnose começou com Milton Erickson que foi psiquiatra americano do início do século XX. Ele utilizou a hipnose para resolver problemas psicológicos e foi autor de vários artigos, livros e pesquisas nesta área. É considerado um dos maiores Hipnoterapeutas do século XX.

Há relatos que a mais de 4 mil anos atrás, no Egito, Grécia, China e África, havia sido usada a hipnose.

A hipnose pode ser utilizada nos tratamentos de fobias, alívio da dor, depressão, ansiedade, estresse, pânico, asma, entre outras. Também pode ser usada para anestesia em procedimentos cirúrgicos.

O objetivo da hipnose nos dias de hoje é tornar a pessoa melhor em diversas áreas da vida pessoal ou profissional. A visão da hipnose mudou e não é mais como era mostrada em filmes e na televisão e trazia medo e incertezas.

Para ter a sensação de hipnose basta sentar em lugar confortável e escutar uma música suave olhando em ponto fixo, a pessoa vai sentir-se sonolento e isto é o início do processo hipnótico.

Deixe uma resposta