O que é Hipoglicemia?

Por: Ananda Manica

Hipoglicemia é o nome atribuído ao baixo nível de açúcar na corrente sanguínea, não é considerada uma doença e sim uma alteração a outras doenças ou até mesmo a uso de alguns medicamentos.

Os valores ideais de glicose no sangue em pessoas em jejum é de 60 a 99 mg/dl. Quando alguém está com menos de 55mg/dl(homens) e 45mg/dl(mulheres) admite-se que está pessoa está com hipoglicemia. As causas da Hipoglicemia são diversas como o uso de insulina; anti-diabéticos; insuficiência hepática ou insuficiência renal; ingestão de álcool; insuficiência de glucagon, cortisol, adrenalina ou GH; anorexia e diversas outras doenças.

O que é Hipoglicemia?

Muitas pessoas acreditam que os diabéticos não podem ter hipoglicemia, porém isso é um grande engano, pois ela pode ser atribuída aos remédios utilizados em seu tratamento.

Os principais sintomas conhecidos são: tonturas; muita fraqueza; tremores; sudorese; confusão mental; dificuldade de raciocínio; formigamentos; irritabilidade, mudanças de comportamento e em casos extremos coma e até convulsões. Para se evitar que crises aconteçam algumas precauções são importantes, como carregar sempre na bolsa algum alimento que seja fonte de carboidratos como balas de glicose ou até embalagens pequenas contendo mel. Fazer as refeições nos horários corretos é um fator muito importante também. Se a crise já tiver iniciado é interessante sempre buscar o auxilio de um especialista.

Existem vários estágios da Hipoglicemia dependendo da sua casa é que irá ser determinado algum tipo de tratamento, algumas vezes é necessário utilizar medicamentos que retardam a absorção de carboidratos no organismo ou em outras vezes apenas a ingestão de vitaminas é necessário sem utilizar medicação.

Deixe uma resposta