Artes e Cultura

O que é Holocauto?

“Holocausto” é uma palavra grega e quer dizer “sacrifício pelo fogo”. Significa perseguição e extermínio do governo nazista em relação a seis milhões de judeus. Os nazistas consideravam os alemães ?superiores” e os judeus “inferiores”, representando uma ameaça para eles.

Publicidade

Sua origem vem de sacrifícios e rituais religiosos na antiguidade. As plantas, animais e seres humanos eram queimados em rituais e oferecidos a divindades. Na bíblia a palavra holocausto aparece no Livro do Êxodo, capítulo 40, versículo 6.

Durante o Holocausto as autoridades alemãs mataram outros grupos considerados inferiores como os ciganos, os deficientes físicos e mentais, poloneses e russos. Também perseguiam os comunistas, os socialistas, as Testemunhas de Jeová e os homossexuais. Resumindo acreditavam que a raça alemã que deveria dominar.

Publicidade

No ano de 1945 os alemães já haviam assassinado dois entre cada três judeus europeus. O poder alemão se espalhou pela Europa e eles mataram milhares de pessoas. Até campos de concentração os nazistas montaram para deter seus inimigos. Além disso criaram campo de trabalho escravo para os judeus.

Quando aconteceu a invasão da União Soviética, em junho de 1941 eles assassinaram mais de um milhão de homens, mulheres e crianças judias e centenas de milhares de outros inimigos.

Depois eles levaram os prisioneiros em trens para evitar que os aliados soltassem os inimigos, mas mesmo assim eles conseguiram libertar algumas pessoas. Em 07 de maio de 1945 os alemãs se renderam aos aliados.

Quem sobreviveu conseguiu abrigo nos campos para deslocados de guerra e muitos foram para Israel, outros para os Estados Unidos e também para o Brasil.
Atualmente a palavra holocausto é usada quando trata-se de extermínio de vidas humanas em grande escala como por exemplo a guerra nuclear, chamando de holocausto nuclear.

Os ciganas utilizam a palavra porajmos que quer dizer devorar para descrever o massacre nazista.

Publicidade

Deixe uma resposta