Notícias e Atualidades

O que é holografia?

Sempre que vemos aqueles filmes futurísticos aparece alguém que usa ou fala de holografia. Mas, afinal o que é a holografia no mundo real, longe dos sets de Hollywood? No nosso mundo bem real e atual a holografia é uma maneira de apresentar uma imagem em 3 dimensões.

Publicidade

A teoria da holografia surgiu em 1948 e foi feita pelo húngaro Dennis Gabor, cientista premiado com um premio Nobel de física em 1971. A primeira vez que a holografia foi usada foi nos anos 60 acompanhada de uma invenção muito importante, o laser. Para a física este meio de exibição de imagem é muito eficiente, pois, permite que se analise materiais com mais detalhamento.

Este nome surgiu de duas palavras gregas juntas, holos (significa todo ou inteiro) e graphos (significa sinal ou escrita). Isso por que é um método de se registrar algo com relevo e profundidade. Uma coisa muito interessante sobre as holografias é fato de que cada parte da imagem possui a informação do todo.

Publicidade

Exatamente essa capacidade que a torna mais fascinante, isso por que vai além de simplesmente apresentar imagens em 3 dimensões, mas também se trata de um processo de decodificação de dados, mais ou menos como as funções neurológicas de nosso cérebro.

Publicidade

Deixe uma resposta