Comportamento

O que é homeostase?

Homeostase é o mecanismo pela qual nosso corpo mantém o equilíbrio.

A homeostase, também conhecida pelo nome de homeostasia, é uma propriedade que tem a função de regular o ambiente interno, de forma que assim se mantenha uma condição de estabilidade ou equilíbrio. Este termo foi criado em 1932 por Walter Bredford Cannon, um fisiologista norte-americano. O nome homeostase deriva do grego homeo que significa similar e stasis que significa estático.

Publicidade

Podemos afirmar, portanto, que homeostase nada mais é do que o equilíbrio interno de um sistema, tanto vivo, quanto não vivo. Este termo, homeostase, é utilizado amplamente pela biologia, e nesse caso, se refere a forma como o corpo humano reage as constantes mudanças e que mesmo apesar delas, consiga se manter dentro de uma normalidade, funcionando corretamente.

Mantendo o equilíbrio

O corpo humano precisa manter o equilíbrio em face às diferentes alterações que ocorrem. Todos os órgãos do corpo precisa trabalhar em conjunto para alcançar esse objetivo, mas principalmente o sistema nervoso e endocrinológico. Um exemplo clássico é quando o corpo fica muito quente, então uma parte do cérebro avisa as glândulas sudoríparas para que atuem e dessa forma diminua a temperatura do corpo. Já quando o corpo está muito frio, os músculos são ativados, fazendo com que tremam e calor é gerado. Agora se a pressão arterial de uma pessoa cai muito, os vasos sanguíneos se contraem, aumentando a frequência cardíaca, fazendo com que a pressão arterial suba. Estes são alguns dos exemplos de como o corpo humano trabalha em busca da homeostase.

Publicidade

Feedback

Quando algo está errado, ou seja, o corpo humano não está mais em equilíbrio, um processo conhecido como feedback negativo sinaliza que algum problema está ocorrendo. Então neste momento o corpo vai responder regulando os sistemas necessários, para que o corpo humano retorne à homeostase.

Homeostase térmica e hídrica

A homeostase térmica está relacionada à temperatura. O corpo precisa manter uma temperatura constante e isso depende da frequência cardíaca, frequência respiratória e músculos.

Já a homeostase hídrica está relacionada a quantidade de água que temos no corpo. Quando urinamos ou suamos, nós perdemos água que precisa ser reposta (é preciso que haja homeostase). Caso isso não acontece o corpo ficará desidratado.

Ameaças à homeostase

Se o corpo está em desequilíbrio alguma coisa está errada. Se sua pressão está muito baixa ou muito alta ou se os níveis de açúcar no sangue estão elevados é porque algum problema está ocorrendo. Isso pode ocorrer em virtude do desequilíbrio que aconteceu e que o corpo não conseguiu reagir para resolver o problema. Este é um aviso de que você precisa avaliar com o médico o que está ocorrendo.

Publicidade

Deixe uma resposta