O que é hominídeos?

Por: Thalita Lopes

Hominídeos, hominidae, pongidae… você já ouviu falar neles? Os hominídeos tem como uma de suas sub-famílias (homininae) a espécie humana, e são a família dos primatas que mais se assemelha a nós, humanos. Há muitas curiosidades sobre esta família a serem descobertas, confira no post!

O que é hominídeos?

Hominídeos

Mais conhecidos como a classe de orangotangos, chimpanzés e gorilas que mais se assemelha ao comportamento dos humanos, estima-se que os hominídeos surgiram cerca de 4 milhões de anos atrás, que já trazia consigo como principal característica a bipedia (a maneira como nós humanos andamos, apoiados em duas pernas). Mesmo que sua vivência neste período de 4 milhões de anos atrás seja considerada rara por diversos historiados e cientistas, alguns dos seus fósseis foram encontrados e identificados como sendo da família hominidae (a mesma família dos humanos) por já apresentarem inúmeras características a mais de humanos, do que
de símios.

Curiosidades e Características Hominidae

Acredita-se que os hominídeos surgiram graças a alterações climáticas, já que a partir daí surgiram as savanas, o que tornou possível os símios usarem a visão periférica mais ampla e consequentemente o melhor controle sobre a caça na hora de conseguir alimento. Essa mudança significativa na hora da caça fez com que os símios passassem a usar suas mãos para utilizarem-se de instrumentos afim de facilitar o preparo da comida.

Além desses fatos curiosos, os hominídeos são considerados os maiores primatas em decorrência do seu peso: eles podem chegar de 48 kg (quarenta e oito quilos) até 270 kg (duzentos e setenta quilos)! São conhecidos por terem o crânio relativamente grande para o seu corpo, e os machos costumam ser maiores que as fêmeas. Seus corpos costumam ser mais robustos, com braços mais desenvolvidos (uma consequência provável da divisão dos trabalhos, já que os machos eram encarregados de trazer a caça e a comida). Mais uma característica em comum que nós, humanos, temos com os hominídeos.

Alimentação

Apesar de serem predadores (onívoros ou omnívoros) e possuírem como base a alimentação vegetariana, os hominídeos possuem o organismo adaptado para ingerir e metabolizar diversos tipos de alimentos, portanto, não podem ser considerados nem como herbívoros e nem como carnívoros. Isso acontece por que os onívoros necessitam de uma combinação adequada e completa de proteínas e diversos alimentos para aumentar sua qualidade de vida e saúde “de ferro”, de modo a assegurar as chances que eles terão de realizar a reprodução da espécie.

Deixe uma resposta