O que é Horário de Verão?

Por: Ananda Manica

O horário de verão nada mais é do que a prática de adiantar o horário em uma hora para que se economize energia elétrica por meio do melhor aproveitamento da luz natural. Esta prática é realiza no verão devido ser a estação onde há maior consumo de energia elétrica com condicionadores de ar; refrigeradores e vários outros.

O que é Horário de Verão?

Vem sendo adotado nas seguintes regiões: Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Goiás; Distrito Federal; Minas Gerais; Espírito Santo; São Paulo; Rio de Janeiro; Paraná; Santa Catarina; Rio Grande do Sul e também a Bahia que este ano voltou a adotar o horário de verão.

Mais de 30 países adotam o horário de verão, a quantidade de horas adiantadas ou atrasadas varia de país, sendo no Brasil os relógios adiantados em uma hora. Das 18 às 21 horas o consumo de energia é muito maior, sendo considerados horários de ponta. Com o horário de verão nesses horários a luz natural auxilia muito, pois permite que a energia elétrica seja poupada.

Apesar de ser visto como um auxiliar na redução do consumo de energia, muitas pessoas não se adaptam bem e não gostam do horário de verão, pois acreditam que prejudique seu relógio biológico, mude a rotina fazendo com que as pessoas acabem indo dormir mais tarde e acordando mais cedo, ficando mais cansadas dessa forma, provocando mudanças consideradas bruscas no organismo.

Em 1874 Benjamin Franklin foi quem idealizou esta prática, que tinha como intenção aproveitar a luz natural durante os dias mais longos do ano, porém esta idéia não foi muito bem aceita pelo governo americano na época, sendo o primeiro país a adotar realmente esta prática a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. Somente alguns anos depois é que os Estados Unidos iniciaram a prática de utilizar o horário de verão.

Deixe uma resposta