O que é Horticultura?

Por: Ananda Manica

A horticultura é uma ciência agronômica que possui como objetivo estudar a teoria e a prática do cultivo das hortaliças. Esta ciência ocupa-se também de plantas frutíferas, plantas florais, verduras, e ornamentais. A horticultura é uma das principais divisões da Agricultura.

O que é Horticultura?

O Horticultor pode se especializar no cultivo de verduras ou de frutas, para sua exploração comercial. Quando se cultiva hortas em grandes proporções, seus produtos são destinados aos mercados consumidores. Os fruticultores são aqueles que cultivam árvores frutíferas.

Horticultores e fruticultores adquirem experiência no plantio, no cuidado e também na colheita das diversas variedades de hortaliças ou frutas, de acordo com a zona climática e também com as características do solo de suas áreas cultiváveis. Estes especialistas anteriormente citados devem saber quando e como plantar cada espécie, e como mantê-la em boas condições. Devem também combater as diferentes pragas que atacam as plantas.

Cada cultura possui seus problemas característicos, até mesmo de caráter econômico. Certas vezes acaba sendo até difícil saber quando e como vender a produção. Os cultivadores precisam saber onde há demanda, como transportar os produtos, para obter mais alto preço e também apurar melhor lucro. Algumas frutas podem até ser armazenadas para serem vendidas quando o preço subir no mercado. Já outros produtos, como o tomate, são facilmente perecíveis, e deve ser colocado imediatamente a venda após a sua colheita.

Com um bom planejamento, o horticultor pode colher várias espécies diferentes em uma mesma parcela de terra, durante a mesma estação de cultivo. É importante realizar um estudo de como agem os arbustos e árvores em diferentes condições de solo, e também investigar os danos que causam os insetos as plantações, visando estabelecer métodos de combate. Os horticultores também efetuam enxerto de árvores e aplicam pulverização com diferentes depósitos.

Deixe uma resposta