O que é HPV?

Por: hiper

Conhecido por alguns como o inimigo íntimo o HPV é um vírus transmitido através de atos sexuais. É um causador de vários problemas assim como verrugas genitais e câncer no colo do útero, por isso é preciso atenção das mulheres, com o início na vida sexual o acompanhamento ginecológico é necessário uma vez que são através de exames como papanicolau que pode mostrar células com alteração e assim minimizar sua evolução.

O que é HPV?

Caso a doença seja diagnosticada não necessariamente a mulher sofrerá de câncer no útero, pois o número que desenvolvem o câncer é de 0,5% e uma mulher pode eliminar o vírus dentro de 8 a 12 meses caso ainda não tenha se manifestado. E infelizmente não existe uma maneira 100% eficaz para prevenção, mas o uso de camisinha minimiza as chances de contrair a doença evitando infecção no útero, mas vale atenção para o contato que possa ter com a vulva, sendo indicado diminuir o número de parceiros.

Hoje existem no Brasil as vacinas quadrivalente e bivalente para prevenção da doença por até cinco anos, mas não faz parte do calendário de vacinação devido seu custo elevado. Por isso prevenção e exames anualmente são necessários para acompanhamento e em casos de suspeitas procure um especialista que poderá orientar.

Deixe uma resposta