Tecnologia e Internet

O que é HTML?

Saiba como funciona a linguagem utilizada para a criação de sites na internet.

HTML (Hypertext Markup Language) é uma linguagem de marcação. Com ela é possível criar páginas na internet. Ao contrário do que muita gente imagina, ela não é uma linguagem de programação. Uma página web é construída por uma série de instruções, chamadas tags, que irão definir o formato da página.

Publicidade

Como os navegadores trabalham

Os navegadores de internet são projetados para ler estas instruções HTML e a medida que elas são definidas pelo programador, ela é exibida na tela para o usuário. A função do navegador é justamente essa, converter as tags HTML na parte visual para o usuário.

As tags HTML

Existe uma infinidade de tags HTML que fazem os mais variados efeitos e estilos. As tags mais simples tem a função de montar parágrafos, definir fonte e tamanho de texto e alterar seus estilos, como adicionar negrito, itálico ou sublinhado. Cada um desses efeitos é conseguido após colocar o texto desejado entre as tags HTML.

Publicidade

Exemplo de uso: este texto deve ficar em negrito.

Para conseguir isso, basta usar a tag de negrito (bold):

este texto deve ficar em negrito.

Note que toda tag HTML deve ser aberta e fechada logo em seguida.

Além de mudar a fonte de um texto, as tags HTML podem criar links, que são atalhos nas quais, ao clicar, você é direcionado para outra página.

Existem outras tags HTML que podem adicionar imagens, gráficos, filmes, sons ou até mesmo arquivos em flash. Frames, plano de fundo e tabelas também são adicionadas através de HTML.

CSS

Para utilizar HTML, você tem que colocar toda formatação de cores, fundo e layout em cada página criada. Isso é muito repetitivo para o caso de você ter muitas páginas. Além disso, ao precisar alterar algo, terá que fazer isso em cada uma das páginas.

Para solucionar isso, surge o CSS, que permite que em um único arquivo você coloque todas as formatações HTML necessárias para as páginas.

Criando um site

Até 1990, era realmente muito difícil fazer um site na internet, principalmente pelo fato de que era necessário muito conhecimento de HTML, e fazer um site completamente “na mão” era algo realmente muito trabalhoso.

Hoje em dia, existe uma grande quantidade de editores de HTML que fazem com que os sites sejam tão fáceis de ser criados quanto digitar um texto. Toda a formatação, imagens, scripts, cores são adicionados através de poucos cliques. Até mesmo formulários que requerem um certo domínio de programação são criados por qualquer nível de usuário.

Publicidade

Deixe uma resposta