Curiosidades

O que é Hulha?

A hulha ou carvão de pedra, como também é conhecido, é um material encontrado em diversos pontos da crosta terrestre e utilizado durante séculos por toda a humanidade, para aquecimento e também modernamente, para fazer funcionar as máquinas a vapor, fornecer energia a indústrias e gerar eletricidade.

Publicidade

O carvão de pedra é de origem orgânica, isto é, provém de seres vivos, no caso, vegetais, porém é muito diferente das plantas que lhe deram origem. É composto principalmente do elemento carbono, na sua forma negra, contendo também pequenas quantidades de rochas reduzidas a pequenos grãos, como a areia. É encontrado em camadas situadas entre depósitos de outras rochas de origem sedimentar, como o arenito e o xisto argiloso.

Plantas como samambaias gigantes e musgos, pedaços de plantas, como folhas e galhos, além de árvores inteiras, foram sepultados em regiões pantanosas, acumulando-se durante milhões de anos. Sofreram um longo processo de transformação que resultou, finalmente, no chamado carvão de pedra ou hulha ( embora o termo hulha tecnicamente designe apenas um dos tipos de carvão de pedra). A maior parte do carvão de pedra existente na terra começou a formar-se há cerca de 250 milhões de anos, em regiões que possuíam clima quente e úmido. Muitas vezes, a acumulação de plantas e a formação do carvão foram interrompidas por um aumento das precipitações, que transformaram pântanos em grandes massas de água.

Publicidade

Existem três tipos de carvão de pedra. Todos eles contêm água, carbono e compostos voláteis de carbono que constituem o gás libertado quando o carvão é aquecido. A antracite, ou carvão duro, constituída quase inteiramente de carbono, é o carvão de pedra de formação mais remota. A hulha, carvão betuminoso ou gorduroso, constitui 90% do carvão extraído, mas é relativamente pobre em carbono. A linhita é o carvão de formação mais recente.

Publicidade

Deixe uma resposta