O que é ideologia?

Por: hiper

A palavra ideologia é um termo controverso que na língua portuguesa possui dois significados diferentes. Podemos considerar que a palavra ideologia pode ter um significado neutro ou crítico. Para a significação neutra ideologia é um conjunto de ideias, de pensamentos ou de doutrinas.

O que é ideologia?

Seria o conjunto de pensamentos que guia o indivíduo em sua vida, o que ele pensa em relação ao que se apresenta na sociedade que o cerca. A ideologia é o que orienta as ações políticas do indivíduo. Na concepção crítica a ideologia representa uma forma de dominar a massa de pessoas. Significa algo ruim que tem por objetivo iludir e persuadir a sociedade em geral.

Mas, não entenda essa persuasão como algo advindo de forma física, pois, se concentra plenamente no campo das ideias, ou seja, a criação de uma alienação da consciência humana a fim de que o sujeito se coloque a disposição daquele sistema.

O termo ideologia já foi descrito por muitos sociólogos, para o teórico Karl Marx seria um instrumento que mascara a realidade, uma maneira de levar as pessoas a viver de acordo com o sistema impingido. Os pensadores da Teoria Critica e da Escola de Frankfurt consideram a ideologia como uma ideia que muda a aparência de um objeto real iludindo as pessoas. Outros sociólogos entendem apenas como uma base para as ações humanas.

Na realidade a ideologia pode ser definida de várias formas do seu ponto de vista sociológico, mas em termos linguísticos é um conjunto de ideias como definido no início do artigo.

Deixe uma resposta