O que é IDH?

Por: Ananda Manica

O IDH é a sigla de Índice de Desenvolvimento Humano, e é considerada uma das formas mais corretas para avaliar o grau de desenvolvimento na atualidade, baseado na qualidade de vidas das pessoas. É um indicador elaborado pela Organização das Nações Unidas e adotado desde 1975.

O que é IDH?

No ano de 1999 o economista Amartya Sem, Prêmio Nobel da Economia, aperfeiçoou sua metodologia e anualmente é divulgado o ranking mundial dos países no IDH.

O Índice de Desenvolvimento Humano considera três aspectos da sociedade, a educação, a longevidade e a renda. Os três índices PIB per capita, expectativa de vida e educação possuem o mesmo peso no cálculo do IDH, e após a apuração dos números de cada país, é realizada uma média geral dos três indicadores – IDH saúde, IDH educação e IDH renda, cujo resultado varia de 0 a 1.

Baseados nesses aspectos enunciados, os países podem ser classificados em: países de IDH alto entre 0, 800 a 1, 000; países de IDH médio entre 0, 500 a 0, 799 e países de IDH baixo inferior a 0, 499.

Realiza a classificação dos países não é uma tarefa fácil, pois cada país possui suas particularidades, como pobreza, riqueza, desenvolvimento ou subdesenvolvimento, grau de escolaridade e etc. Não se pode avaliar um país apenas por seus aspectos econômicos.

O Brasil é um país que anda crescendo significativamente no quesito de desenvolvimento econômico, porém ainda peca no quesito educação, ficando atrás de muitos países. A Noruega ocupa o primeiro lugar no Ranking mundial de IDH, com 0,943, o Brasil encontra-se em 84º lugar, com 0,718. O país que possui o pior IDH do mundo é o Zimbábue, com 0,140.

Dentro do Brasil, os estados que possuem melhor índice de desenvolvimento humano, são: Distrito Federal; Santa Catarina e Rio de Janeiro e em último lugar está o Estado de Alagoas.

Deixe uma resposta