Casa e Decoração

O que é iglu?

Saiba o que é iglu e como é possível que sua temperatura se mantenha aquecida.

Um iglu é uma estrutura construída com blocos de neve compactados, que são cortados e moldados de forma que possam ser colocados na melhor posição possível, como se fossem tijolos. Estes encaixes precisam ser perfeitos, a fim de resistir aos fortes ventos das regiões nas quais são utilizados, como no Ártico. Iglus são as habitações dos esquimós.

Publicidade

O iglu possui a forma arredondada, para que o gelo que caia sobre ele possa escorregar e não ficar em cima dele. A cobertura possui uma pequena abertura para ventilar, enquanto que a entrada principal do iglu é mais baixa que a altura total dele, permitindo que a temperatura interior não esfrie. Os iglus possuem a temperatura interna elevada graças ao calor corporal e em alguns casos, a utilização de pedras aquecidas.

Isolamento térmico

O isolamento do iglu ocorre porque a temperatura interna faz com que os blocos comecem a derreter, mas o frio exterior congela novamente a água derretida, criando assim uma fina folha de gelo, isolando-o completamente. A neve é um excelente isolante térmico, pois não conduz calor, e é por isso que a temperatura interior é mantida elevada sem derreter o gelo.

Publicidade

Tipos de iglus

Iglu de pequeno porte: são aqueles construídos para serem apenas um abrigo temporário, utilizado em determinadas épocas de caça. Eram utilizados por no máximo duas ou três noites.

Iglu de médio porte: utilizados como habitação familiar. Possuem tamanho suficiente para abrigar toda uma família e, em geral, costumava haver vários iglus desse tipo em uma área, formando uma espécie de vila.
Iglu de grande porte: são vários iglus de pequeno porte ligados por túneis, podendo ter diversos quartos e abrigando uma grande quantidade de pessoas.

Construção do iglu

O objetivo da construção do iglu é compactar o gelo para que eles sejam adequados em um formato circular, formando o iglu. A primeira camada de gelo deve ser colocada lado a lado, mas de forma que seja criado um espiral em direção ao topo. A parte mais detalhista é o topo, que deve ser preenchida e isolada cuidadosamente.

Depois deve-se partir para a porta de entrada do iglu, que deverá ser construída em um ângulo reto, evitando que os fortes ventos árticos adentrem para o iglu.

A parte superior deverá ter pequenos orifícios, para evitar que a fumaça, proveniente da cozinha possa se acumular dentro do iglu.

A temperatura do iglu fica em torno de 0º. Isso pode parecer bastante frio, mas para quem tem uma temperatura exterior de -30º, pode ser bem mais suportável.

Publicidade

Deixe uma resposta