O que é Ilha?

Por: Ananda Manica

Ilha é uma área não muito vasta de terra, que é completamente rodeada por água. Para caracterizar-se como uma ilha é necessário que alguma parte dessa porção de terra esteja acima do nível da maré mais alta. Caso toda a superfície fique coberta durante a preamar, não se trata de uma ilha, e sim de um banco de areia, recife ou restinga.

O que é Ilha?

Em relação às proporções, as ilhas podem ser pequenas pontas de rochedos que afloram a superfície do mar, ou também podem ser extensas superfícies de terra, medindo milhares de quilômetros quadrados, como por exemplo, a Groenlândia e também as Ilhas Britânicas.

Existem dois tipos principais de ilhas, as continentais e as oceânicas. As ilhas continentais são porções de terra firme que, no passado, fizeram parte do continente. Já as ilhas oceânicas foram formadas nas profundidades dos oceanos pelas forças naturais. Em outras palavras, as ilhas continentais são partes não submersas da plataforma continental, ao passo que as ilhas oceânicas, em geral, encontram-se muito afastadas das costas do continente mais próximo.

A ação da erosão por ondas no mar, acabou ocasionando a formação de algumas ilhas continentais, enquanto que outras surgiram em virtude da imersão ou depressão de montanhas costeiras, permanecendo acima da água apenas os cumes mais altos dessas montanhas. Outras ilhas continentais foram se formando com fragmentos de rochas, como resultado da erosão marinha. Também podem ter sido formadas por acumulação, sob a forma inicial de bancos de areia junto as costas ou, ainda pelos pontos mais altos de um delta.

As ilhas oceânicas possuem outra origem, algumas foram formadas por ação vulcânica, outras especialmente as de coral, foram formadas pela acumulação de pólipos de coral, que se foram amontoando sobre cadeias de colinas submersas ou encostas rochosas, ou ainda, sobre cumes de montanhas submersas.

Deixe uma resposta