Saúde e Bem Estar

O que é insulina NPH?

Primeiramente, é preciso conhecer bem o que é insulina. É um hormônio produzido pelo pâncreas e que regula a absorção de açúcar nas células. Se por algum motivo o organismo passa a apresentar deficiência na produção deste hormônio, isto pode acarretar o surgimento do diabetes tipo 1 ou tipo 2, uma doença que atinge cada vez mais pessoas no mundo inteiro.

Publicidade

Quando isto acontece, a pessoa, conforme o tipo do diabetes, passa a depender de aplicações de insulina para os níveis de açúcar no sangue voltarem aos seus limites normais. A maior parte da insulina disponível no mercado é do tipo “humana”. Ou seja, são iguais às produzidas pelo corpo humano, mas fabricadas em laboratório.

A Insulina NPH (protamina neutra de hagedorn), também chamada de insulina isófana é muito utilizada atualmente no tratamento de todas as formas do diabetes. A aplicação é subcutânea e sua absorção é lenta, conjugada à protamina. O pico máximo ocorre entre 6 a 10 horas e o seu tempo de duração fica ao redor de 14 e 18 horas.

Publicidade

A cor é branca turva. Como é possível ver, a insulina NPH tem uma ação mais lenta e prolongada. Portanto é comum o médico prescrever a NPH com outro tipo de insulina, de acordo com as condições do paciente e do diabetes. Cada paciente tem um histórico diferente, então as necessidades diárias de insulina vão depender da idade, da alimentação e do dia a dia do mesmo. Infelizmente, o diabetes não tem cura e o uso da insulina não vai curar o paciente. Nos casos de diabetes tipo 1, a insulina precisa ser aplicada diariamente, diferentemente para quem tem a tipo 2. Em ambos os casos, no entanto, os cuidados são rigorosos e única maneira de evitá-la é a prevenção desde jovem.

Publicidade

01 Comentário

Deixe uma resposta