Ciência e Matemática

O que é inteligência artificial?

Inteligência artificial é um estudo da ciência da computação para simular a capacidade humana de raciocinar e tomar decisões, através da máquina.

Publicidade

Está ideia surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial quando os cientistas já tinham registrado o estudo do cérebro humano e o computador já era uma realidade.

Na década de 60 é que os os cientistas descobrem que a máquina pode raciocinar como o homem e os principais estudiosos da época foram Newell, Simon, e J. C. Shaw que introduziram o processamento através de símbolos. Em 1990 a inteligência artificial tem grandes avanços e atualmente é aplicada em jogos, programas de computador e robótica.

Publicidade

Apesar de algumas pessoas acharem que a máquina pode substituir o homem e com isso a humanidade ser colocada de lado ou eliminada, os robôs podem diminuir por exemplo os erros médicos e até pesquisar a cura de doenças, auxilar e melhor a produção de uma empresa. Existem alguns estudos que tentam criar máquinas que possam conversar e entender nossa linguagem.

Os filmes como ? O Homem Bicentenário? e ?(A.I) Inteligência Artificial mostram a vontade da máquina de se tornar humana.

Já existem empresas no Brasil que utilizam o sistema de inteligência artificial para atender seus clientes. O sistema reconhece números de documento e toma decisões conforme a expressão do consumidor. O software reduz o tempo de atendimento e o custo é menor do que um sistema de call center usado hoje em dia.

Todo este avanço da informática choca e assusta a humanidade, porém os estudiosos alertam que o robô até pode simular a inteligência humana, mas nunca vai conseguir ter todo o conhecimento do mundo para substituir completamente o homem. Este assunto é muito polêmico e divide as opiniões, por esta razão vai ser muito discutido ainda.

Publicidade

Deixe uma resposta