Tecnologia e Internet

O que é internet?

A internet tem um papel fundamental na comunicação e na cultura atual. Saiba como surgiu a internet e veja dados interessantes sobre a sua proporção até os dias atuais.

A Internet é, em linhas gerais, a rede que interliga todos os computadores do mundo e faz com que, através dela, a comunicação e os costumes culturais tenham uma grande mudança e avanço em relação à época em que ainda não existia a internet.

Publicidade

A internet começou a ser desenvolvida logo após a guerra fria, no intuito de ser um mecanismo de apoio para os militares em missão. Como houve uma perda de interesse por esse projeto, o acesso dos cientistas a essas informações foi liberado, de forma que o que temos por internet hoje começou a ser criado dentro de universidades. A rapidez com que a internet foi criada e aperfeiçoada até chegar ao modelo atual é o mais espantoso avanço tecnológico em curto prazo de tempo. Para se ter uma idéia do poder da internet, hoje é possível dizer que temos mais de 50 milhões de usuários únicos na internet simultaneamente.

As mudanças culturais e comportamentais após o estouro da internet são muito abrangentes. Podemos listar a praticidade de comunicação, o fácil acesso à informação, o aperfeiçoamento de sistemas de conexão, o surgimento dos e-commerces, o surgimento das redes sociais e, principalmente, a rapidez da troca de informações, praticamente em tempo real.

Publicidade

Para quem nasceu na era da internet é estranho pensar que em um passado não muito distante – década de 80, por exemplo – não tínhamos como saber da notícia em tempo real, ainda que a televisão não nos deixasse tão defasados nesta relação de informação e tempo. Não era possível enviar e-mails, mandavam-se cartas ou telegramas, que podiam demorar alguns dias ou horas. Pesquisa de preço só era possível através de consulta nas lojas físicas ou, no máximo, gastando ligações consultando os telefones em impressos e páginas amarelas. Deixando essa discrepância mais clara através de dados, em 1982, quando a internet ainda era restrita ao ciclo de universidades, existiam 315 sites, enquanto que nos dias atuais temos mais de 174 milhões de sites.

Hoje, a internet é o terceiro veículo de publicidade de maior alcance no Brasil. Além disto, cerca de 70% da população brasileira considera a internet indispensável para o seu dia-a-dia. Temos cerca de 60 milhões de computadores em uso e esse número pode chegar em até 100 milhões no final de 2012.

Publicidade

Deixe uma resposta