O que é iodoterapia?

Por:

Iodoterapia é um tratamento à base de iodo radioativo, realizado por pessoas que apresentam problemas na tireóide.

O que é iodoterapia?

O tratamento destrói através da radiação as células da tireóide que produzem hormônios em excesso e quando o pacientes tem câncer, destrói células cancerígenas que aestão no organismo do paciente.

Na preparação para o tratamento, que dura duas semanas, o paciente não pode comer nenhum alimento com iodo, alguns alimentos permitidos são: sal sem iodo, carnes frescas, peixes de água doce (pintado, truta, salmão), clara de ovo, pães, cereais e biscoito cracker sem sal.

A pessoa fica internada no hospital por três dias e permanece em quarto isolado tendo alta somente quando a radiação diminui, pois pode contaminar outras pessoas.
Como é um período difícil e a pessoa passa todo este tempo sozinha é importante levar revistas, palavras cruzadas e outros passatempos que podem ajudar o paciente a se distrair.

Os talheres, copos, toalhas do doente devem ser separados das outras pessoas durante uma semana após a alta.

Também é necessário o bochecho de água com limão para que a produção da saliva normalizar e eliminar o iodo. Balas também são recomendadas para ajudar neste processo. Por alguns dias o paladar fica estranho, mas depois de alguns dias a vida tido volta ao normal.

O iodo radioativo será administrado por via oral. As mulheres devem ter certeza que não estão grávidas, pois há um grande risco. O paciente não deve comer nada 2 horas antes do tratamento. Um pouco de iodo será absorvido pela tireóide, e o restante é eliminado em 48 horas, principalmente pela urina. Deve-se tomar bastante líquido durante e alguns dias após o tratamento, tomar mais banhos do que o normal. Lavar bem as mãos depois de usar o banheiro e dar a descarga do vaso sanitário duas a três vezes.

Deixe uma resposta