Carros e Transportes

O que é IPVA?

IPVA é o Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores de qualquer espécie, cobrado anualmente pela Receita Estadual onde o proprietário ou responsável deve realizar o seu pagamento.

Publicidade

O Valor arrecado com o IPVA fica 50% para o Estado e 50% para o município onde o veículo está licenciado, sendo que esta parte é revertida para saúde, educação, segurança, e etc. Automóveis que possuem mais de 20 anos de fabricação não precisam realizar este pagamento de imposto. Aqueles que necessitam realizar o pagamento anual podem fazê-lo a vista ou parcelá-lo nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março.

O pagamento do IPVA também pode ser realizado com cheque da praça, porém deve ser emitido no nome do próprio contribuinte, e em seu verso deve constar o número do Renavan do carro, e outras informações como endereço, telefone para contato e etc.

Publicidade

Caso o pagamento seja realizado com atrasos, algumas penalidades são incluídas, como as seguintes: 5% de multa se efetuado até 30 dias após o vencimento; 10% se efetuado entre o 31º e o 60º dia após o vencimento; 15% se efetuado entre o 61º e o 90º dia após seu vencimento; 15% acrescido de 1% por mês ou por fração de mês que exceder ao período de 90 dias de atraso, se efetuado até o 91º dia após o vencimento, até o máximo de 30%.

Os valores cobrados de IPVA são calculados da seguinte forme: 1,5% do valor total de caminhões, micro-ônibus e ônibus; 2% sobre o valor total de motocicletas,triciclos, quadriciclos,ciclomotor; 2,5% sobre o valor total de carros de passeio, camionetes de uso misto e utilitário.

Publicidade

Deixe uma resposta