Ciência e Matemática

O que é Iridologia?

Iridologia é uma ciência usada para descobrir através da íris dos olhos, desequilíbrios do organismo. Conforme sinais e alterações de cor é possível saber se há uma inflamação e qual o órgão que está deficiente.

Publicidade

Esta terapia alternativa surgiu através de um médico húngaro do século 19. Ele observou semelhança nos olhos de duas pessoas que quebraram a perna e apresentavam um traço escuro.

O profissional desta área é um iridólogo, quiropata ou homeopata e utiliza lanternas e lentes de aumento para observar os olhos e analisar a íris. O órgão que está com problema emite estímulos nervosos e isto reflete na íris. Quando apresenta manchas brancas é sinal de inflamação. Se for cinza (subaguda), cinza escuro (crônica), ou preto (degenerativa).

Publicidade

A iridologia não mostra as doenças mas aponta onde está o desequilíbrio e as causa dos sintomas que podem ser orgânicos, nervosos, hormonais, psíquicos e emocionais. Esta técnica não pode descobrir infecções bacterianas, cálculos biliares e renais, gravidez, cirurgias ou extração de órgãos ou tempo de vida de uma pessoa.

O tratamento consiste em plantas medicinais e produtos naturais. Além disso pode ser utilizado a oligoterapia, que são minérios para equilibrar o organismo. A alimentação adequada também ajuda na recuperação.

Por causa da má conduta de alguns iridologistas, muitos consideram uma terapia mística e sem interesse de novos estudos. Porém na Europa e também nos Estados Unidos encontram-se pesquisas científicas mostrando os benefícios e a importância desta ciência.

A iridologia é uma alternativa de prevenção na qual o paciente conhece melhor seu corpo e desta forma busca meios para ter uma vida mais saudável. De qualquer forma este método deve ser visto como uma medicina complementar, o iridólogo aponta os órgãos que estão com deficiência e indica um médico especialista para avaliar e cuidar dos problemas.

Publicidade

Deixe uma resposta