Ecologia e Meio Ambiente

O que é Irrigação?

A irrigação é uma prática realizada em locais onde as áreas de cultivo não recebem durante o decorrer do ano, a quantidade de chuva necessária para se desenvolver, com o melhor aproveitamento do solo. Nesses locais, instalam-se sistemas de irrigação, que conduzem a água até as plantações.

Publicidade

Na maioria das vezes, a água utilizada em um sistema de irrigação provém de lagos natural, rios e regatos, para grandes depósitos responsáveis pelo armazenamento. Desses depósitos saem grandes canais que levam a água armazenada para o local desejado. Esses canais, geralmente são ramificados, o que acaba permitindo que a água se espalhe de uma melhor forma, sendo melhor distribuída no cultivo, o que trás um melhor aproveitamento.

Há diversos tipos de irrigação, como por aspersão, infiltração, inundação e também por derramamento. A aspersão é o sistema mais comum, que apresenta vantagem de possibilitar uma distribuição uniforme da água. Já o sistema de infiltração consiste na construção de regos que leva a água até os pés das plantas, ou seja, a água cai exatamente no local correto, fazendo com que esse método seja bastante econômico. Porém, em terrenos que apresentam um grande declive, essa prática pode ocasionar a erosão, o que não é de forma alguma desejável. O sistema de inundação é mais utilizado no cultivo de arroz, onde se inunda a área ocupada pela plantação. Esse método também pode trazer sérios problemas em relação à erosão.

Publicidade

Os povos antigos já praticavam deste método para cultivas seus plantios e garantir o alimento. Em locais onde há pouca quantidade chuva a irrigação torna-se essencial, e possibilita o plantio de diversas culturas. Até em algumas regiões do Brasil, onde a seca é grande, estão se desenvolvendo técnicas importantes de irrigação para servir de apoio, para evitar que a região tenha problemas de escassez.

Publicidade

Deixe uma resposta